Carregando

Digite para procurar

5 Dicas para Melhorar seu Listening

Dicas

5 Dicas para Melhorar seu Listening

Share

Escutar e entender bem uma mensagem nos dá a possibilidade de interagir mais efetivamente durante conversas em inglês. Entretanto, isso não é sempre tão fácil. Quando se é exposto à língua falada no dia-a-dia, pode ser incrivelmente desafiador reconhecer as palavras de uma frase, uma vez que elas são faladas muito rapidamente. Além disso, se você estiver falando com alguém cujo sotaque é completamente diferente do seu ou um com o qual você não tenha familiaridade, a dificuldade de entender o que está sendo dito é ainda maior. Assim, vamos te dar 5 dicas de como alavancar sua habilidades de compreensão auditiva e melhorar a sua interação em inglês:

  1. Assista a filmes em inglês. Há vários serviços de streaming disponíveis online, como o Netflix, que te dá a opção de escolher a legenda do filme. Se for assisti-lo legendado, prefira que seja em inglês. Assim, você poderá identificar algumas das palavras e expressões que ouve.
  2. Interaja com pessoas em inglês. Se você tem amigos ou colegas de trabalho que estão aprendendo inglês e com os quais você se sente confortável em conversar, marque encontros semanais para colocar o assunto em dia. A única condição: a conversa deve ser 100% em inglês. É um modo de juntar o útil ao agradável vendo seus amigos queridos e praticando uma segunda língua.
  3. Escute música em inglês. Escutar música é um passatempo prazeroso e divertido. Se você puder aliar o aprendizado de inglês a isso, terá o melhor dos dois mundos! Com a propagação de aplicativos de serviços de músicas digitais tais como iTunes e Spotify, ouvir músicas à qualquer hora e lugar é tão fácil quanto atender ao telefone. É interessante ler a letra da música (lyrics) enquanto você a escuta para poder identificar aquelas palavras ou expressões que passam despercebidas. Além disso, canções são uma fonte quase inesgotável de vocabulário. Aproveite!
  4. Escute podcasts. Outra possibilidade interessante de melhorar suas habilidades auditivas é escutar podcasts. Eles são arquivos de áudio com entrevistas, explicações, diálogos, palestras, entre outros tantos formatos que não só contribuem para a sua compreensão, mas também ensinam coisas novas sobre tópicos diversos. Grande parte dos podcasts vem com a transcrição do áudio, o que pode ajudá-lo imensamente caso você não entenda uma expressão ou outra.
  5. Pratique a escuta ativa. Para potencializar seu entendimento ao ouvir músicas, filmes e podcasts, tente praticar a escuta ativa! Ela é a escuta com propósito que te impulsiona a fazer alguma ação. Isso é comum de fazer durante diálogos em que você é encorajado a perguntar, responder ou comentar. No entanto, se você não tiver com que conversar em inglês no momento, faça atividades de compreensão com tarefas específicas, baseadas no áudio em que está ouvindo. O site LearnEnglishFeelGood.Com (https://www.learnenglishfeelgood.com/eslvideo/index.html) mostra uma série de vídeos curtos com perguntas para testar sua compreensão do áudio. Aproveite!
Tags:
Associação Alumni

Alumni é um Centro Binacional Brasil - Estados Unidos, reconhecido oficialmente pelos governos desses dois países por sua dedicação à educação e à cidadania. É referência nos serviços que oferece, do ensino de inglês e formação de Tradutores e Intérpretes à orientação para estudos nos Estados Unidos.

  • 1

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *